Single Blog Title

This is a single blog caption

Câncer de mama: como prevenir essa doença?

Você sabia que, assim como as mulheres, gatas e cadelas também podem ser vítimas de câncer de mama? De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o câncer de mama em pets atinge pelo menos 45% das cadelas e ao menos 30% das gatas. Na maioria dos casos a doença é maligna.

O principal problema dessa enfermidade está na forma silenciosa em que ela se manifesta. Os tumores geralmente são notados após o crescimento de um nódulo na região mamária. Ele pode ser identificado após um exame de toque em que poderá ser percebida a presença de um caroço na mama da cadela ou da gata.

         Além disso, o tutor também poderá identificar outros sinais presentes nessa região do corpo do animal: mamas avermelhadas, dilatadas, inchadas, com secreção e/ou odor desagradável. Caso sua pet apresente qualquer um desses sintomas, o ideal é buscar a ajuda de um médico veterinário. Com os exames necessários será possível identificar a causa e os possíveis tratamentos.

         Assim como as mulheres, as pets também podem ser submetidas a um tratamento com quimioterapia ou até cirurgia. Vale lembrar que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de um tratamento eficaz para a doença. Tudo dependerá da avaliação do profissional de veterinária.

Outro ponto que vale ser ressaltado é a prevenção. Nas mulheres, campanhas para realização do autoexame e da conscientização do perigo da doença são feitas anualmente a fim de diminuir a incidência de casos no país. Já no caso das cadelas e gatas, é preciso investir na castração.

Se o procedimento for realizado enquanto o animal é jovem, no caso até o segundo cio das pets, as chances da doença surgir reduzem em até 90%. Outros benefícios que a cirurgia traz são: evitar a gravidez indesejada ou psicológica, evitar a piometra (infecção no útero), além da transmissão de doenças genéticas, como epilepsia e displasia.

Leave a Reply