Single Blog Title

This is a single blog caption

Catarata em cães e gatos.

A catarata é uma doença degenerativa que causa opacidade no cristalino, impedindo a formação de imagens e, eventualmente, levando à cegueira.

O problema atinge tanto os humanos quanto os pets, principalmente cães e gatos. As causas para o surgimento do problema são diversas, sendo as mais frequentes:

  • Genéticas.
  • Hereditárias.
  • Congênitas.
  • Secundárias a processos inflamatórios intraoculares.
  • Traumas na lente.
  • Diabetes mellitus.

Nos gatinhos, a catarata é mais incomum e, normalmente, secundária a inflamações.

Não existem remédios para o problema, apenas o tratamento que consiste na remoção cirúrgica do cristalino por meio de um procedimento chamado facectomia extracapsular.

Existe a possibilidade de o pet não ser elegível para a cirurgia ou mesmo do procedimento falhar. Nesses casos, ele terá de conviver com a doença e ser acompanhado por especialistas pelo resto da vida.

Se isso acontecer, o importante é se ajustar aà nova rotina do pet e ajudá-lo a conviver com o problema. Evite mover móveis, coloque tela nas janelas e crie barreiras para evitar quedas. Não se esqueça de colocar protetores nas quinas e não mudar os potes de ração e água de lugar.

Apesar do problema você deve continuar tratando seu pet com carinho, respeito e cuidado. Arrume novas brincadeiras que estimulem outros sentidos como tato e audição. Não deixe de passear com o seu cachorro, apenas arrume uma coleira mais justa, mantendo-o sempre perto.

O diagnóstico é feito por um médico veterinário e é importante seguir à risca as orientações do especialista para proporcionar ao seu pet uma boa qualidade de vida.

Leave a Reply