Single Blog Title

This is a single blog caption

Como saber se seu cachorro está comendo demais?

Para muitos tutores, é difícil saber se a quantidade de comida e a frequência com que seus pets estão se alimentando está dentro do que é considerado saudável. Porém, é muito importante tocar nesse assunto, porquê, quando um cachorro come demais, devorando a ração em poucos segundos, sempre querendo mais, pode estar sofrendo de compulsão alimentar.

A compulsão pode estar associada a diferentes causas, mas principalmente a questões como ansiedade, carência afetiva, depressão, estresse e alterações hormonais. Geralmente, os cãezinhos que apresentam esse problema são mais carentes ou competitivos e demandam a atenção constante dos donos. 

É comum também que a compulsão ocorra em locais em que há dois ou mais animais convivendo, quando o cão acaba “roubando” a comida de outro animal, buscando restos pelo chão, no lixo ou sobre a mesa. 

Ter compulsão alimentar é algo que pode prejudicar bastante a saúde física e emotiva de um animal. Ele tende a ficar mais inquieto, cansado, com a respiração ofegante, apresentando vômitos e salivação excessiva. Se você notar algum desses sintomas em seu pet, é essencial procurar ajuda profissional, pois apenas o médico veterinário será capaz de identificar a raiz do problema e buscar os melhores tratamentos.  

De qualquer forma, algumas dicas são importantes para evitar que o seu cãozinho se alimente de forma compulsiva e exagerada. Mantenha-o distante de alimentos que não são próprios para ele, inclusive dos restos do lixo; siga sempre as orientações do médico veterinário sobre a quantidade e a frequência de ração indicada para cada tipo de animal, de acordo com sua idade e tamanho; por fim, sempre, incentive seu cãozinho a brincar e a realizar atividades físicas. 

Leave a Reply