Single Blog Title

This is a single blog caption

Conscientização contra a obesidade animal


Como neste mês estamos focando em assuntos voltados ao universo da nutrição veterinária, hoje vamos falar de outro tema muito importante e, infelizmente, corriqueiro: obesidade em cães e gatos. 

Essa é uma doença que tem diversas causas, gerando o acúmulo de tecido adiposo no organismo do animal. O ganho de peso está sempre ligado ao aumento da ingestão de alimentos e/ou redução de gasto energético. Ainda, algumas raças acabam tendo mais predisposição à obesidade, como basset hounds, beagles, cocker spaniels, dachshunds e labradores. 

Alguns outros casos também induzem facilmente à doença, como animais castrados, adultos e idosos. Estudos também mostram que existe uma tendência de cães e gatos serem obesos quando seus tutores também o são, já que é comum receberem mais frequentemente petiscos ou guloseimas. 

Com base em todos esses fatores que podem levar à obesidade, fica claro que uma boa nutrição, associada à prática de exercícios físicos, é essencial para se combater a doença. Inclusive, existe uma estimativa de que quase 80% dos animais obesos consomem o mesmo tipo de alimento que seu tutor. 

Se você perceber que seu cãozinho ou gatinho está com excesso de peso, é essencial consultar um especialista em nutrição veterinária. O profissional irá sugerir uma dieta específica de restrição calórica, um plano de atividades físicas, ajudar na conscientização dos tutores e ainda acompanhar a evolução do paciente periodicamente.

Leave a Reply