Single Blog Title

This is a single blog caption

Diabetes em cães e gatos.

Diabetes Mellitus é uma doença endócrina crônica que acomete cães e gatos. Assim como em humanos, a doença é caracterizada por aumento de açúcar no sangue e é resultado de uma deficiência em produzir insulina o suficiente para as necessidades do organismo. 

A doença decorre de alterações no pâncreas. Alguns dos fatores de risco incluem excesso de peso, anomalias hormonais, predisposição genética, estresse e uma dieta irresponsável.

Os sintomas mais observados em animais com a doença são: perda de peso, aumento repentino na ingestão de água, aumento de apetite e aumento da frequência urinária.

Se o tutor não iniciar logo o tratamento da doença, o pet pode desenvolver outros problemas como catarata, pancreatite, infecções e diversos outros.

O tratamento em busca de uma maior qualidade de vida e da sobrevivência do animal requer injeções diárias de insulina (uma ou duas por dia), seguindo recomendações do seu veterinário.

Mudanças na alimentação também são necessárias. Corte a alimentação livre (alimento sempre à disposição), estimule alimentos com alto teor em fibras e converse com o seu veterinário para entender a quantidade de refeições que seu bichinho fará todos os dias. O mais importante é manter os mesmos horários, controlando melhor a doença.

Não existem restrições para a prática de atividades físicas. O ideal é que os exercícios sejam moderados e consistentes.

A qualquer suspeita ou sintoma apresentado pelo seu pet, procure um veterinário para exames de diagnóstico e instruções sobre como lidar com o problema.

Referências: Hospital dos animais, Estadão.

Leave a Reply