Single Blog Title

This is a single blog caption

Doenças renais: por que é tão importante prevenir seu pet dessas enfermidades?

Todo organismo vivo funciona como uma grande engrenagem, todos os órgãos precisam funcionar na mais perfeita ordem para que a saúde se mantenha estabelecida. No caso dos rins, suas funções não se limitam apenas à produção de urina, esse órgão também tem outras responsabilidades: controle de substâncias, como sódio e magnésio, controle da pressão arterial, assim como o equilíbrio dos hormônios e a filtragem de sangue.

Por isso, quando os rins começam a apresentar problemas em seu funcionamento, o ideal é agendar uma consulta com um médico veterinário de confiança para a realização de exames.

Nos gatos o problema pode ser ainda mais frequente. No caso da insuficiência renal, os animais perdem as unidades funcionais do rim, conhecidas também como néfrons. Essa perda pode ser ainda maior nos felinos, uma vez que eles têm cerca de 200 mil néfrons a menos que os cães.

Além disso, os gatos bebem água com menos frequência que os cães. Isso ocorre porque eles são animais instintivamente caçadores e suas presas geralmente são mais úmidas, quando caçadas na natureza, do que as rações secas ingeridas em casa. Uma dica importante é investir em alimentações mais molhadas, além de bebedouros que funcionem também como uma forma divertida de eles ingerirem água.

Vale lembrar que um bom diagnóstico precoce previne que os sintomas mais graves da doença se manifestem, como anorexia, anemia, hipertensão, desidratação e perda de peso excessiva, além de vômitos e diarreias frequentes.

Apesar de ser mais comum em gatos, os cães também podem ser vítimas dessa doença que, se não for tratada, pode levar o animal à morte. No caso dos cães, algumas condições podem favorecer o surgimento da doença, como idade avançada, doenças genéticas, infecções (leptospirose, por exemplo), problemas no coração e a ingestão de produtos tóxicos.

Embora qualquer cão possa desenvolver a doença, algumas raças são mais propensas e precisam de atenção, são elas: Poodle, Bull Terrier, Lhasa Apso, Pug e Rottweiler.

Pensando nisso, o Patas Urbanas decidiu montar uma campanha para a prevenção de doenças renais. Funciona da seguinte maneira: você leva seu pet para uma consulta e aproveita para fazer um check-up com exames renais. Os combos variam de acordo com a idade do pet e o número de avaliações a que você deseja submetê-lo.

Para conferir mais detalhes da campanha, basta ligar e agendar um horário de atendimento. Prevenção é saúde!

Leave a Reply