Single Blog Title

This is a single blog caption

MALEFÍCIOS DOS PRODUTOS DE LIMPEZA

Essa onda de isolamento devido ao coronavírus trouxe hábitos mais intensos dentro de casa, como, por exemplo, a preocupação com a limpeza.

Se antes nosso cuidado em manter a louça lavada, o chão e os móveis limpos já deixava nossos cabelos em pé, hoje esse cuidado se tornou ainda mais preocupante. Manter a casa limpa significa também deixar os sapatos do lado de fora de casa, passar álcool na maçaneta das portas e esterilizar tudo o que compramos no mercado.

Se o uso excessivo de produtos de limpeza pode trazer um certo incômodo para os humanos, com doenças alérgicas como rinite e sinusite, com os animais a lógica não seria diferente. É por isso que pensar em manter a casa limpa e a saúde do seu bichinho em dia é tão importante.

Produtos de limpeza como álcool, cloro e cândida podem causar doenças como a dermatite por contato, ocasionando irritação nas patas e na barriga do animal, já que é comum que o totó deite no chão para dormir, por exemplo.

Outra doença que pode ser acarretada é a úlcera de córnea. O uso de produtos voláteis, ou seja, que evaporam, como o álcool, pode trazer complicações para a vista do seu cachorro. Depois da desinfecção do ambiente, o produto entra num estado de vaporização e esse vapor pode “queimar” os olhos do seu totó, causando muita dor e incômodo.

Para manter a casa higienizada e seu animalzinho livre de qualquer doença, a médica veterinária Letícia Duwal, do Patas Urbanas, sugere o uso de produtos de amônia quaternária, geralmente vendidos em lojas de produtos para animais. Ela adverte que são produtos extremamente concentrados e que devem ser usados com cautela, seguindo as instruções contidas nos rótulos. A eficácia na assepsia e higiene da casa é a mesma.

Inclusive, produtos com amônia quaternária são ótimos combatentes da giárdia, parasita que causa a giardíase, muito comum em cachorros.

Letícia também afirma que os cuidados com a limpeza devem se estender para as caminhadas com os totós: “Quando voltar do passeio, limpar as patinhas sempre e, claro, secá-las. Assim você evita dermatites”. A secagem pode ser feita com secador de cabelo, caso o animal seja tranquilo. Caso contrário, uma toalha de pano pode funcionar bem.

Caso seu totó apresente algum sintoma, não deixe de agendar uma consulta com a gente no Patas Urbanas!

Leave a Reply