Single Blog Title

This is a single blog caption

Meu cachorro não late: ele pode ser mudo?

Os tutores são seres dedicados, pacientes e atentos a qualquer mudança no comportamento dos seus pets. Uma das dúvidas que eventualmente surgem na clínica veterinária é sobre o latido dos cães: se meu cachorro não late, ele pode ser mudo?

A médica veterinária Letícia Duwal tranquiliza: “É muito difícil um cão nascer mudo, alguns apenas latem pouco ou têm pouco estímulo para latir. É preciso estimular e socializar esse animal com outros cães, assim ele pode começar a latir mais”, esclarece.

Letícia ainda explica que os cães latem para se comunicar, o latido pode ser uma forma de chamar atenção dos tutores, avisar que estão bravos ou incomodados com alguma situação. Além disso, existem raças que são mais propensas a latir, geralmente os de pequeno porte, por exemplo Maltês, Spitz e York. Já outras têm uma personalidade mais tranquila nesse quesito, como é o caso de Golden Retrievier e Shitzu.

Uma dica da veterinária para estimular o latido é fazer com que seu pet conviva com outros animais, seja passeando no parque ou então reservando alguns dias da semana para levá-lo a um day care ou hotelzinho. No Patas Urbanas você encontra esse serviço repleto de atividades dinâmicas e divertidas para o seu cãozinho.

Vale ressaltar que o fato de o cão não latir, ou latir pouco, não significa que tenha algo de errado com ele, entretanto é importante ficar sempre de olho. “Se o cão sempre latir e de repente parar, o ideal é passar por uma avaliação com um clínico veterinário para entender mais sobre as possíveis causas”, explica.

Leave a Reply