Single Blog Title

This is a single blog caption

Mitos e verdades sobre alimentação pet

É extremamente comum que tutores fiquem em dúvida sobre qual a melhor alimentação para seus cães e gatos. Houve um tempo em que a comida de “gente” era naturalmente oferecida aos pets, o que levou muitas pessoas a acreditarem que ração é prejudicial à saúde do animal. Esse é o primeiro grande mito sobre alimentação pet que vamos tratar no texto de hoje.

Primeiramente, é necessário entender a diferença entre “encher a barriga” e nutrir. Quando oferecemos uma alimentação nutritiva aos nossos animais, estamos suprindo um conjunto de necessidades básicas que cada organismo apresenta. As proteínas, por exemplo, ajudam a construir os músculos, os carboidratos e as gorduras dão energia, e as vitaminas regulam os processos metabólicos. 

Fica claro, então, que é a partir de uma alimentação de qualidade que os nossos pets terão acesso a todo esse conjunto de nutrientes básicos, que contribuem para uma melhor atividade das funções do corpo, maximizando a saúde e a qualidade de vida. Dessa forma, o cãozinho ou o gatinho pode até se sentir bem ao “encher a barriga” com alimentos humanos, mas dificilmente estará completamente nutrido. 

Vamos conhecer a seguir mais alguns mitos e verdades comuns sobre alimentação pet.

Dar uma alimentação natural e cozida para o animal supre todas as necessidades nutritivas

Mito. Como vimos anteriormente, dificilmente uma alimentação natural – isto é, consumida por seres humanos – será capaz de suprir completamente as necessidades nutricionais dos animais. A alimentação natural e cozida, por si só, apresenta diversas carências de vitaminas e minerais, como cálcio, iodo, vitamina D3 e zinco. 

Porém, vale acrescentar uma pequena observação: para alguns casos específicos, como insuficiência renal, problemas cardíacos, problemas de pele e diabetes, é recomendada a alimentação natural. Cada uma dessas patologias possui necessidades diferentes de nutrientes e especialistas em nutrição veterinária podem recomendar uma alimentação diferenciada.

Algumas rações são melhores e mais completas do que outras

Verdade. O ideal é sempre optar por rações com o menor nível de grãos possível, menos transgênicos e com conservantes naturais. 

Posso dar qualquer fruta para o meu animal comer, pois todas são saudáveis

Mito. Nem todas as frutas fazem bem aos bichinhos. Uvas e abacate, por exemplo, podem ser bastante prejudiciais à saúde do animal. Sempre consulte um especialista sobre quais frutas estão liberadas para seu pet.

Leave a Reply