Single Blog Title

This is a single blog caption

O que você sabe sobre dermatites alérgicas?

Você provavelmente já se deparou com seu pet se coçando, mas o que parece ser comum pode se tornar preocupante com o tempo.
Uma das causas mais comuns da coceira no bichinho é a dermatite alérgica, que é uma inflamação na pele. Os sintomas mais comuns são perda de pelo, vermelhidão, pus, inchaço e coceira constante.
As causas podem ser variadas:
Atopia – é a tendência genética a desenvolver alergias. Nesse caso, o cuidado deve ser redobrado, já que seu bichinho pode estar mais vulnerável a doenças dermatológicas.
Alimentar – embora a dermatite causada pela alimentação não seja transmissível, o diagnóstico é mais complicado de ser feito, uma vez que os componentes podem estar na própria ração do animalzinho, como na proteína da carne, frango, leite e trigo muito comuns na dieta.
Pulga e carrapato – esse tipo de dermatite é mais perigosa por deixar o corpo e a pele do pet mais vulneráveis a bactérias e parasitas, após o contato com a saliva da pulga ou do carrapato. É comum em animais que vivem em grandes cidades onde as áreas de saneamento são precárias. Nesse caso, é essencial manter a casa e o quintal limpos para que não haja a proliferação de pulgas.
O diagnóstico pode ser feito com testes hormonais, biópsia da pele e até cultura microbiológica, que serve para identificar o tipo de bactéria. O teste de exclusão pode ser uma saída para identificar a alergia, uma vez que são realizadas experimentações que excluem as causas mais comuns, até chegar no fator principal causador da doença.
As consultas são imprescindíveis para um diagnóstico correto, é válido lembrar que nós, do Patas Urbanas, oferecemos esse tipo de especialidade em nosso catálogo!
Informações retiradas do site Dog Hero e Canal do Pet

Leave a Reply