Single Blog Title

This is a single blog caption

Obesidade em pets: como prevenir essa doença perigosa e silenciosa

Você sabia que a obesidade é uma doença que acomete não só humanos mas também cães e gatos? A doença é muito comum e pode aparecer pela falta de exercícios físicos , além de fatores genéticos. Algumas raças são propensas a desenvolvê-la, como pugs, labradores e corgi. Já no caso dos gatos, a raça persa apresenta maior risco.

Outro fator que pode aumentar as chances de obesidade é a má alimentação. Cães e gatos possuem rações específicas, desenvolvidas exclusivamente com nutrientes que eles precisam para se manterem saudáveis. Por isso, mesmo com olhos pidões, é importante mantê-los longe de alimentos como chocolate, pizza e queijo. Isso aumenta o risco de sobrepeso.

         Para montar um cardápio saudável é preciso uma avaliação nutricional com especialista. Além disso, a prática de atividade física é sempre bem-vinda para os cães, que são naturalmente mais ativos. Trinta minutos de caminhada por dia podem ajudar. Entretanto, com os gatos a situação também pode complicar, por isso é válido investir em brinquedos que deixem eles mais elétricos.

A médica veterinária Letícia Duwal revela que a prevenção dessa doença é super necessária, já que as consequências da obesidade a longo prazo podem ser perigosas. “Tanto os cães, quanto os gatos podem apresentar problemas articulares, hepáticos, como gordura no fígado, e até cardíacos, dependendo do grau de obesidade. Aumento de colesterol e diabetes também são frequentes nesses pacientes. A prevenção pode ser feita por meio de uma alimentação balanceada e muitos exercícios”, explica.

De acordo com a médica veterinária, além da má alimentação e da ausência de exercícios físicos, a castração também pode aumentar o peso do seu pet. “As fêmeas e os machos, quando são castrados na fase adulta, principalmente após os cinco anos, podem apresentar aumento de peso, sim”, explica Letícia.

         Por isso, se você, tutor, tem notado que seu pet está engordando, é importante marcar uma consulta clínica para avaliar quais são as possíveis causas e o que pode ser feito para reduzir os danos dessa doença.

Leave a Reply