Single Blog Title

This is a single blog caption

Saiba mais sobre a inflamação no ouvido, mais conhecida como otite canina

A otite canina é uma inflamação no ouvido, mais especificamente no conduto auditivo. Os sintomas podem ser: mal cheiro, secreção no ouvido, balanço com frequência da cabeça do animal e coceira na região das orelhas, seja com as patas ou esfregando em outra superfície. Uma coisa é fato, essa doença causa muita dor e incômodo aos nossos bichinhos.
Mas, como diagnosticá-la? De acordo com a veterinária Letícia Duwal, proprietária do Patas Urbanas, o diagnóstico é clínico: “Em casos de otite crônica, ele pode ser feito com cultura e antibiograma”. A doença é causada por bactérias, vírus, fungos e ácaros, que podem agravar o quadro clínico do animal e aumentar a infecção. Em casos mais avançados, a otite pode afetar o sistema neurológico, lesionando permanentemente a audição do cachorro.
Vale lembrar que essa doença pode ser mais comum em cachorros que possuem orelhas pendulares, como Golden Retriver, Basset Hound e Cocker Spaniel. Mas, calma lá, não fique aflito, a otite pode ser evitada com pequenas atitudes.
A prevenção pode ser simples: basta evitar que a água entre em contato com o ouvido do cão durante o banho, por exemplo, além de evitar ambientes com muito vento e manter em dia o controle de ectoparasitas, como o carrapato.
Esse texto não anula a importância de uma consulta médica e, se precisar, agende uma consulta no Patas Urbanas.

Leave a Reply