Single Blog Title

This is a single blog caption

Saiba mais sobre os prós e contras da alimentação natural para o seu pet

Uma boa alimentação é essencial para o crescimento de qualquer ser vivo, seja ele uma planta, seja um ser humano, seja um animal. No caso de cães e gatos, a alimentação à base de ração é a mais comum. Mas será que ela é a mais indicada? Conversamos com a médica veterinária Letícia Duwal para entender mais sobre os prós e contras da alimentação comum frente à natural para esses animais.

Quais são os prós e contras do uso da ração e da alimentação natural para cães e gatos?

Os prós são que a ração de boa qualidade é balanceada e supre todas as necessidades nutricionais que os animais possuem. Em contrapartida, são alimentos extremamente processados.

         Já no caso da alimentação natural, os contras são que o animal pode ter desnutrição e desenvolver doenças metabólicas nutricionais se essa introdução de comida não for feita com o acompanhamento de um médico veterinário. Já os prós ficam com a estética do animal, uma vez que a alimentação natural deixa a pelagem desses pets muito mais bonitas.

Se o tutor optar pela alimentação natural, quais cuidados ele deve ter com os alimentos?

Os alimentos precisam ser frescos e bem armazenados. É fundamental seguir a orientação de um médico veterinário para manter os níveis nutricionais adequados. Mas atenção: existem alguns alimentos que não podem ser ingeridos por animais, são eles: uva, cebola, alho-poró, alho comum, chocolate, gordura animal, uvas-passas e abacate. Além disso, alguns cães também podem ser intolerantes a carne bovina ou de aves.

Como começar a introduzir os alimentos naturais na rotina do meu pet?

Essa transição pode ser feita de uma vez só. Porém, o acompanhamento clínico é imprescindível, assim o médico veterinário poderá avaliar de perto como o animal reage a essa nova alimentação, avaliando peso, fezes e até o comportamento do seu pet.

Gostou das dicas? Agende uma consulta com um dos nossos veterinários para avaliar a possibilidade de introduzir uma nova alimentação para o seu pet!

Leave a Reply