Single Blog Title

This is a single blog caption

Vacinação: saiba quais vacinas seu gato precisa tomar para ter uma vida saudável

Já ficou mais do que comprovado que vacinas permitem que tanto seres humanos quanto animais possam ter uma vida mais saudável. No caso dos felinos, elas também são indispensáveis, principalmente por evitarem a disseminação de zoonoses, doenças que são passadas de animais para seres humanos.

            Mas quais vacinas meu bichano deve tomar? Quantas precisam ser aplicadas enquanto ele ainda for filhote? E durante a vida adulta? Pensando nisso, resolvemos produzir esse conteúdo para ajudar você, tutor.

            Os gatos precisam tomar a primeira dose da vacina entre seis e oito semanas, isso porque nessa idade eles estão mais maduros e conseguirão desenvolver anticorpos de uma maneira mais rápida. Antes desse período eles ainda têm anticorpos produzidos pela mãe, passados pela placenta.

            A primeira vacina que será aplicada no seu gato é a polivalente. O próprio nome já sugere que, com essa dose, seu pet ficará imune contra diversas doenças. Existem três versões do mesmo produto atualmente: a V3, a V4 e a V5. O número indica quantos antígenos a vacina tem, ou seja, de quantas doenças cada uma delas protege.

            V3: conhecida como vacina tríplice, imuniza seu pet contra panleucopenia, rinotraqueíte e calicivirose.

            V4: protege contra todas as doenças citadas acima, além da clamidiose.

            V5: protege contra todas as doenças citadas acima e também contra a leucemia felina.

            O número de doses pode variar de acordo com a idade do felino. Em filhotes, a primeira dose da vacina deve ser aplicada entre seis e oito semanas, as outras duas dosagens devem ser aplicadas com o intervalo de duas a quatro semanas. O ideal é que o bichano esteja com todas as doses quando completar 16 semanas de vida.

            Além da polivalente, outra vacina indispensável para os gatos é a antirrábica. Geralmente aplicada na 12ª semana de vida do animal. Protegê-los contra essa doença é superimportante, uma vez que a raiva é uma zoonose, ou seja, uma enfermidade que também afeta seres humanos.

            Se você ainda tem alguma dúvida, ou se seu pet está com a carteirinha de vacinação desatualizada, agende já um horário com um médico veterinário do Patas Urbanas e leve-o para atualizar as doses que faltam. Vacinar é um ato de amor e que salva inúmeras vidas.

Leave a Reply