Single Blog Title

This is a single blog caption

Castração é um ato de amor e podemos provar. Confira!

Se você é tutor de algum pet, provavelmente já ouviu falar que a castração é um ato de amor. O procedimento cirúrgico ganhou essa fama tanto pela garantia da integridade e da saúde desses animais quando castrados quanto para evitar o aumento de cachorros e gatos em situação de rua, que vivem sem o auxílio e o cuidado que precisam em relação à comida e ao conforto de um lar.

Mas você realmente sabe qual a importância da castração? Para Renata Avancini Fernandes, médica veterinária e professora universitária, a lógica é bem simples: “A castração ajuda o animal de duas formas: uma delas é impedindo que eles se procriem, e outra é evitando doenças, por exemplo alguns tipos de tumores que podem estar relacionados à presença dos órgãos reprodutivos, como tumor de mama e ovário nas fêmeas e de próstata e testiculares em machos”, explica.

O procedimento cirúrgico tem como objetivo a retirada de uma parte do sistema reprodutor de machos e fêmeas e, segundo a médica, não existe uma idade ideal para que seja realizado, o mais importante é que seja feito enquanto o animal é jovem e saudável.

Riscos do procedimento

         Quanto aos riscos da realização do procedimento, Renata afirma que o sexo do cachorro pode interferir: “Em fêmeas o procedimento é um pouco mais complexo, quando comparado aos machos, mas para ambos é necessária a anestesia geral e o preparo para a cirurgia, como jejum, exames de sangue e de imagem”.

Entretanto, o risco do procedimento não deve assustar os tutores, uma vez que não realizar a castração e contar com a possibilidade do surgimento de doenças deve ser um fator considerado. “Os riscos do procedimento são minimizados quando a cirurgia é feita em um local de confiança”, tranquiliza.

Qualidade de vida para o animal

         Após a castração do seu animal e a recuperação completa, você poderá respirar aliviado porque a qualidade de vida dele só irá aumentar. Não só no quesito saúde, como também no comportamento.

Para quem tem dois cães machos, que não são castrados, em casa, é possível identificar um comportamento agressivo e até muitas brigas entre a dupla. A médica veterinária explica que, com a castração, esse comportamento pode ser atenuado. “A castração de machos ajuda na convivência entre eles porque os testículos são retirados na cirurgia. Eles são os principais responsáveis pela produção de um hormônio chamado testosterona, que pode tornar os machos mais territorialistas”, explica.

         E aí, já castrou seu animalzinho? Se não, corra pro Patas Urbanas para agendar a cirurgia!

Leave a Reply