Single Blog Title

This is a single blog caption

Pulgas e carrapatos em pets: como prevenir.

O verão é a época perfeita para a proliferação de carrapatos e pulgas. Chuvas abundantes, sol e calor proporcionam as condições ideais para a reprodução acelerada desses bichinhos que causam diversos males aos nossos pets, como coceiras, alergias e até a transmissão de doenças graves.

Mas qual é a melhor forma de prevenir os nossos amigos desses parasitas? No mercado, existem diversos produtos, tanto para os pets como para o ambiente em que vivem. Coleiras antipulgas e medicamentos normalmente solucionam o problema, mas essas soluções devem ser recomendadas por um médico veterinário.

Para manter o ambiente livre desses parasitas, limpe-o utilizando aspirador de pó, aplique inseticidas e evite acumular lixo. Essas medidas se mostram muito eficientes contra a proliferação de pulgas.

Carrapatos são um pouco diferentes por serem mais resistentes do que as pulgas e por transmitirem zoonoses, doenças que podem passar dos animais para os seres humanos.

Essas doenças se transmitem no contato com outros animais e ambientes propícios à proliferação do parasita, principalmente aqueles não higienizados adequadamente.

Os carrapatos gostam de se alojar em áreas onde se sentem seguros e aquecidos, como debaixo das orelhas, focinho, pescoço e entre os dedos, tanto em cães como em gatos.

A melhor forma para prevenir o seu bichinho é com medicamentos que matam e afastam o parasita. Esses medicamentos podem ser aplicados diretamente na pelugem do animal ou ingeridos junto com a ração. A melhor opção vai ser escolhida junto ao médico veterinário, já que esses medicamentos precisam de prescrição médica.

A melhor dica é: cuide bem do ambiente, mantendo-o sempre higienizado, e procure um veterinário quando perceber o problema. Sempre que voltar de um passeio em que seu bichinho tenha entrado em contato com outros animais ou com qualquer tipo de vegetação, faça uma inspeção e procure por sinais dos parasitas. Esse é um ótimo momento para cuidar do seu pet e aproveitar para dar muito carinho e atenção.

Fontes: Granvitapet, Caocidadao.

 

 

Leave a Reply