Single Blog Title

This is a single blog caption

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) em cães.

A hiperplasia prostática benigna em cães, também conhecida como HPB, é uma doença que afeta, na maioria dos casos, animais com mais de 5 anos e que não tenham sido castrados.

Trata-se de uma anomalia na divisão celular do órgão, o que resulta em um crescimento exagerado e pode comprometer a saúde do animal. Diferentemente do que acontece em humanos, raramente o problema se desenvolve para um tumor maligno.

A doença acomete, principalmente, animais idosos e apresenta alguns sintomas que podem ser facilmente identificados pelos tutores, como:

  • Dificuldade para urinar e defecar;
  • Sinais de infecção urinária;
  • Dificuldade de sustentação sobre membros posteriores.

Em casos mais graves e avançados, o problema pode resultar em infecções em múltiplos órgãos devido ao acúmulo interno de líquidos.

Outra anormalidade que pode surgir com a HPB é a hérnia perineal, problema decorrente da flacidez da musculatura entre o ânus e a base do saco escrotal. Esse problema surge do aumento da pressão dentro do abdômen, levando o animal a fazer uma força exagerada para defecar ou urinar.

O diagnóstico deve ser feito por um médico veterinário e é dependente de uma associação de sinais clínicos e do aumento da próstata. Exames de palpação retal e abdominal devem ser feitos para melhores resultados, porém, mesmo assim, os resultados podem ser inconclusivos.

Por isso existem outros exames, como a radiografia, a ultrassonografia veterinária, ultrassonografia modo B e a biópsia dos tecidos prostáticos, que só é realizada caso os exames antes mencionados sejam inconclusivos. Tudo depende da indicação do seu médico veterinário.

O tratamento mais eficiente é a orquiectomia, mas existem outras opções que focam em uso de fármacos, injeções intraprostáticas e a quimioablação.

Para poupar seu cãozinho de todo esse trabalho e dos males, a melhor saída é atuar na prevenção. Por isso, a castração dos cães a partir dos seis meses de idade é muito recomendada.

Referência: Shopveterinario, UECE.

 

Leave a Reply