Single Blog Title

This is a single blog caption

PATAS MALASSEZIOSE

A coceira é um dos principais motivos que levam o tutor a procurar o auxílio de um veterinário. Existem várias doenças que causam coceira nos cães e gatos. Uma delas é a dermatite por Malassezia ou malasseziose.

A malasseziose é uma micose superficial que pode acometer a pele e as orelhas, principalmente de cães, raramente de gatos. A dermatite por Malassezia caracteriza-se por uma dermatopatia pruriginosa, não responsiva ao tratamento com corticoide. As lesões são caracterizadas por áreas de alopecia (ausência de pelos), com presença de escamas/crostas, eritema (inflamação), pele untuosa. Em casos crônicos a pele torna-se pigmentada e espessa. 

Essa dermatopatia fúngica tão frequente na espécie canina é geralmente causada por uma doença de base a qual pode ser alérgica, hormonal, por infecções bacterianas recorrentes e distúrbio de queratinização, também conhecido como seborreia. A localização das lesões depende da doença de base, mas geralmente acomete a região cervical ventral, face, pavilhões auriculares, região mentoniana (“queixo”), interdígitos, periungueal (ao redor das unhas) e regiões de dobras cutâneas.

A dermatite por Malassezia é facilmente diagnosticada pelo exame citológico. Além do tratamento com antifúngicos tópicos e/ou sistêmicos, a doença primária deve ser investigada e tratada.

Outra doença causada por fungos é a candidíase. As infecções fúngicas desse tipo acometem principalmente a espécie humana, mas animais domésticos, uma variedade de mamíferos selvagens e pássaros também podem ser afetados. Não é frequente nas espécies canina e felina. O estabelecimento do diagnóstico da candidose (cutânea, mucocutânea, sistêmica e alérgica) é dificultado porque as espécies de Candida são frequentemente isoladas de indivíduos hígidos.

Leave a Reply