Single Blog Title

This is a single blog caption

Cão ciumento? Entenda mais sobre o assunto!

Com o isolamento social, muitos tutores decidiram aumentar a família e adotar mais um integrante para a casa. Se para os tutores a ideia de ter mais uma companhia é incrível, para os animais que já moram na residência essa ideia pode não agradar muito.

O que chamamos de ciúme a Ana Carvalho, especialista em comportamento canino, chama de “quebra de rotina”. “O cachorro é um animal social, mas nem sempre sociável, interagir com outros animais que ele não conhece pode ser um problema dependendo da situação”, afirma.

Para Ana, o método mais eficaz para aliviar a tensão e garantir o sucesso na socialização de outro cachorro na casa é a castração. “Cachorros inteiros – não castrados – são mais difíceis para lidar com outros machos no espaço, a castração diminui essa energia territorial que eles têm”, relata. 

Quando falamos de filhotes o cenário muda. Por serem mais ativos e enérgicos, podem causar um desconforto maior em cães mais velhos, por isso é importante fazer baixar a energia desse novo membro da família e garantir um primeiro contato em lugares mais neutros.

“É superimportante que a gente facilite o encontro deles em um lugar mais neutro como uma praça. Os dois podem estar com a guia e podemos iniciar uma caminhada com um de cada lado, é melhor introduzir o novo integrante aos poucos”, indica.

Criar um ambiente de acerto, em que o filhote está associado a algo bom para o cão mais velho, também ajuda. “Reforçar o acerto e não focar na bronca é imprescindível. O animal mais velho tem que se acostumar com a ideia de que um novo integrante na família vai trazer coisas muito positivas a ele, como mais carinho e passeios”, afirma Ana.

Segundo a especialista, existem algumas raças que são mais propensas a ter mais problemas com a socialização, ou seja, mais “ciúme” dos tutores. Nesses casos, a atenção precisa ser redobrada e o carinho também.

Leave a Reply