Single Blog Title

This is a single blog caption

Prepare o cão para a chegada do seu neném

A chegada de uma criança traz diversas mudanças para todos que convivem no ambiente, inclusive aos animais. Um bebê pode causar estranheza e o seu pet pode ficar com ciúmes. É preciso observar as reações do seu pet para que ele entenda que o novo membro da família só trará mais amor para ele.

A médica veterinária Dra. Raphaela do Nascimento Araujo tem aprimoramento em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais e explica que, desde a gestação, o animal deve ser preparado para a chegada do bebê, assim como nós mesmos nos preparamos. 

“Para que o animal associe a chegada do novo morador, deve-se apresentar a ele os brinquedos e acessórios da criança. Também existem produtos fitoterápicos como florais que auxiliam na aceitação”, explica Raphaela.

QUANDO DEVO INICIAR O CONTATO ENTRE O BEBÊ E O ANIMAL?
Segundo a veterinária, assim que o bebê chegar em casa deve ser permitido o contato visual do pet com o novo morador e observar se o comportamento será de curiosidade ou agressividade. “Caso ocorra uma reação positiva, é permitido deixar o pet cheirar as roupas do bebê e, nas primeiras interações, permita que ele cheire os pés, acompanhe esses momentos com o animal na guia”.

É importante que toda interação seja acompanhada mesmo quando o animal já tiver aceitado a criança.  

QUAIS CUIDADOS DEVO TOMAR EM RELAÇÃO À SAÚDE DO MEU PET?

Para a chegada de um recém-nascido é importante que os cães e gatos da casa tenham as vacinas atualizadas e também estejam devidamente vermifugados.   

“Caso o animal apresente alguma alteração nas fezes, na urina, na alimentação e no comportamento, deve ser realizada uma avaliação pelo médico veterinário para validar a saúde do animal e realizar exames caso seja necessário”, alerta a veterinária.

E SE ELE SENTIR CIÚMES, COMO DEVO AGIR?

O animal deve associar o ciúme como mau comportamento, sendo repreendido quando tem uma atitude não desejada, e deve ser agradado ao agir positivamente, por exemplo, com petiscos.  

É preciso ter em mente que para a correção do comportamento são necessárias inúmeras repetições, assim ele aprenderá e será adestrado para a realização da ação desejada até que ela se torne uma rotina. 

CUIDADO EXTRA

Depois da confirmação da gestação, é desejado que a mulher não faça mais a limpeza das fezes e da caixa de areia dos felinos, se possível. 

É importante que essa limpeza seja diária, evitando acúmulo de fezes, as quais atraem moscas ou podem conter a forma infectante da toxoplasmose.

Leave a Reply