Single Blog Title

This is a single blog caption

Pets também podem usar homeopatia como tratamento

A homeopatia ensina o organismo a se proteger e a corrigir alterações que levam ao desenvolvimento de doenças. Ao estimular o organismo a melhorar por conta própria, é possível ter maior segurança no uso dos medicamentos homeopáticos, quando comparados com os alopáticos. 

O médico veterinário Victor Feichas Szpunar, especialista em homeopatia veterinária, explica um pouco mais sobre essa forma de tratamento. Confira!

TODOS OS ANIMAIS PODEM TOMAR HOMEOPATIA?

Sim, não existem contraindicações e os remédios são iguais aos dos humanos. A maior diferença que temos quando comparamos cães e gatos com os humanos é a fisiologia, que é diferente em cada um. Isso faz com que, ao prescrever os medicamentos, o veterinário observe com bastante atenção os motivos do adoecimento do animal e como é a resposta fisiológica de cada espécie.

Quando pensamos em cães e gatos a variação pode ocorrer de uma maneira mais individual, tendo em vista o manejo do animal. Existem animais que não gostam dos glóbulos que são as “bolinhas” de sacarose que servem de veículo para o medicamento, para esses casos podemos utilizar a forma líquida. Tudo depende da espécie e da aceitação do medicamento por cada animal, assim como ocorre com humanos.

A HOMEOPATIA SUBSTITUI TRATAMENTOS CONVENCIONAIS?

A homeopatia pode substituir, na maioria das vezes, os tratamentos convencionais. Tudo vai depender do momento, do tipo de paciente e, principalmente, do perfil do tutor, pois o tratamento homeopático pode ser longo, ainda mais quando estamos diante de doenças crônicas. A persistência para alcançar o melhor resultado é muito importante.

PARA QUAIS CASOS A  HOMEOPATIA É INDICADA?

É muito indicada para tratar desde casos simples até os mais complexos. Temos indicações, por exemplo, para casos de alergias de pele, doenças respiratórias, doenças renais, endocrinopatias, recuperação de fraturas, entorses, pancadas, cicatrização de ferimentos, queimaduras, cardiopatias, doenças neurológicas, alterações comportamentais, alterações digestivas, entre outras.  

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

A homeopatia ensina o organismo a se proteger e a corrigir alterações que levam ao desenvolvimento de doenças. Ao estimular o organismo a melhorar por conta própria, temos maior segurança no uso dos medicamentos homeopáticos quando comparados com os alopáticos. 

EXISTEM MALEFÍCIOS?

Não! Se a prescrição for correta seguindo os critérios corretos e sabendo o momento certo de utilizar a homeopatia, não temos malefícios pela escolha dessa modalidade terapêutica. 

ATENÇÃO

Quando o médico veterinário prescreve os medicamentos homeopáticos, eles são definidos seguindo critérios. Para que o tratamento tenha sucesso, a prescrição deve ser seguida à risca. O responsável por dar os medicamentos ao animal deve estar ciente de que, para que o tratamento dê certo, as orientações devem ser seguidas corretamente.

Os cuidados de conservação do medicamento devem ser seguidos com muita atenção. Eles devem ficar longe de fontes de calor, ao abrigo da luz e não devem ser expostos a ondas eletromagnéticas e, por isso, devem ficar o mais distante possível de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos como telefone celular, televisão, computador, geladeira, forno de micro-ondas e outros. O ideal é guardar os medicamentos em caixas distantes desses aparelhos.

A homeopatia traz diversas possibilidades para o tratamento dos animais. A partir da escolha dessa modalidade terapêutica temos a possibilidade de trazer maior qualidade de vida e maior segurança quanto ao uso do medicamento, possibilitando uma recuperação suave, gradativa e com boa efetividade.

Leave a Reply