Single Blog Title

This is a single blog caption

Será que vale a pena cruzar o meu cachorro?

O acasalamento de cachorros é um momento da vida do animal que precisa de atenção e de cuidados especiais, além de uma avaliação dos riscos para a saúde do seu pet. Hoje vamos desmistificar algumas afirmações sobre o assunto.

Segundo a médica veterinária Dra. Daniela Melo Parola, clínica médica de pequenos animais, o cruzamento é indicado mediante todo um controle e acompanhamento de um profissional da área. “É preciso seguir as orientações e os devidos cuidados com a fêmea e o macho em questão, referente à idade, ao manejo alimentar, à vacinação e à vermifugação adequada antes de colocar os animais para o cruzamento, além de exames complementares para verificar se ambos estão em plena condição de saúde.”

A cruza não acompanhada com animais de raça, como buldogue inglês, pode gerar complicações, já que, por exemplo, essa raça apresenta predisposição para problemas durante o parto, sendo a cesárea de emergência necessária.

Existe também grande incidência de a cruza não acompanhada gerar uma possível transmissão de TVT, o tumor venéreo transmissível, que causa sérias lesões tanto nos órgãos genitais da fêmea como do macho, gerando a necessidade de tratamento quimioterápico intenso. 

Mas o meu animal precisa cruzar pelo menos uma vez, não é?

“Essa afirmação não é verdadeira. Hoje temos diversos trabalhos científicos indicando que a castração precoce, para as fêmeas antes ou após o primeiro cio, e para os machos antes da maturidade sexual, eximem em quase 95% as incidências de tumores de mama, infecções de útero, cistos ovarianos em fêmeas, e hiperplasia prostática benigna e tumores testiculares em machos”, explica Daniela.

Então pense bem antes de fazer o cruzamento em casa e sem acompanhamento, isso pode trazer malefícios ao seu animal, levando-o até mesmo a óbito. 

Já pensou em adotar? Existem tantos animais que precisam de um lar, muitas vezes você nem precisa passar por essa situação para ter um cachorrinho novo.

Leave a Reply