Single Blog Title

This is a single blog caption

Câncer de próstata também atinge animais como cães e gatos

Novembro é conhecido como o mês da prevenção contra o câncer de próstata, e essa campanha também se estende aos animais. A doença é mais comum em pets mais velhos, mas o diagnóstico precoce, por meio dos exames de rotina, melhora muito o prognóstico e pode até evitar o quadro. 

A Dra. Karen Assunção é médica veterinária do Patas Urbanas, especialista em Oncologia, e explica sobre a doença. 

MOTIVOS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

Não existe um fator específico para a doença, nem raças que têm pré-disposição. É importante ressaltar que machos castrados têm menor chance de desenvolverem câncer de próstata, tumores e infecções.

SINTOMAS

Dificuldade de urinar e defecar, infecções urinárias recorrentes, urina com sangue e até mesmo perda de peso. Sempre fique atento ao seu animal e, caso ele apresente algum dos sintomas, leve-o a um veterinário e solicite o exame de imagem e biópsia. 

DIAGNÓSTICO

É feito pelo toque retal, como no homem, em que será possível notar alterações como no formato e na consistência da próstata. Em relação aos exames, os mais indicados são ultrassom e raio-x.

TRATAMENTO

Costuma variar, mas normalmente envolve terapia cirúrgica, com ou sem quimioterapia associada. 

Sempre esteja em dia com as consultas e os exames de rotina com o seu médico veterinário, dessa forma você irá garantir uma qualidade de vida melhor ao seu pet.

Leave a Reply