Single Blog Title

This is a single blog caption

Cálculo renal: você sabia que seu pet também pode ter?

Muitas doenças que acometem seres humanos também podem aparecer nos animais. Uma delas é o cálculo renal, popularmente conhecido como pedra no rim. Essa doença pode atingir cães e gatos, e os principais sintomas são bem parecidos com os nossos, ou seja: incontinência urinária, presença de sangue, dificuldade e dor para urinar.

         Se o animal apresentar esses sintomas é importante levá-lo até o médico veterinário para a realização de exames de urina, ultrassom e raio-x para um diagnóstico mais efetivo da enfermidade. Em casos mais graves, a consulta com um nutricionista e um nefrologista pode ajudar também.

         Mas, assim como os humanos, os gatos e cachorros podem ter cálculo renal devido à falta de ingestão de água? Para a médica veterinária Letícia Duwal a ausência de água pode, sim, causar a doença, mas existem outros fatores. “Tem algumas raças que são mais propensas a desenvolver doenças no rim, além disso, a alimentação inadequada pode ser responsável por acarretar a formação dos cálculos”, explica.

Ainda de acordo com a veterinária, não existe uma idade certa para o aparecimento do cálculo, o mais importante, nesses casos, é a extração da pedra. “Tudo depende do tamanho do cálculo renal. A eliminação pode ocorrer apenas com mudanças na alimentação, por isso o acompanhamento de um nutricionista é fundamental. Mas muitas vezes temos que fazer uma cirurgia para a retirada”, finaliza.

No caso dos gatos é importante que você, tutor, fique atento. Os felinos são animais que fazem pouca ingestão hídrica, por isso, investir em comidas ou até em papinhas de sachê que tenham uma quantidade maior de água na sua composição pode ser uma saída. Além disso, existem muitas opções no mercado de fontes de água e bebedouros que chamam mais a atenção do gato, fazendo com que ele beba mais água.

Leave a Reply