Single Blog Title

This is a single blog caption

Você sabe quais são as vacinas obrigatórias para o seu pet?

De 2020 para cá pudemos ver o quanto o avanço da ciência na criação de vacinas para imunizar a população de doenças é imprescindível para nossa sobrevivência. Mas não é só a medicina humana que luta por essa causa, a veterinária também acredita que a vacinação é uma maneira rápida e prática de controlar as doenças que atingem os animais ou que são zoonóticas.

Por lei, a única vacina obrigatória para cães e gatos é a contra a raiva. Essa imunização é oferecida anualmente pelas prefeituras das cidades, mas também pode ser feita no consultório veterinário a pedido do tutor. O ideal é vacinar os filhotes a partir de quatro meses.

Além dessa vacina, é recomendado que os filhotes também se imunizem com a vacina V8. No caso dos cães, é indicada a aplicação de no mínimo três doses dessa vacina mensalmente, a partir dos 45 dias de vida do animal. Já no caso dos gatos, podem ser aplicadas de duas a três doses da tríplice – que imuniza contra panleucopenia, rinotraqueíte e calicivirose, – a partir de dois meses de idade.

“A vacina V8 imuniza o animal contra doenças que muitas vezes podem ser letais, como: cinomose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, parvovirose, coronavirose e leptospirose”, explica a veterinária Letícia Duwal.

         Já a vacina V10, também conhecida como décupla, imuniza o animal de mais algumas doenças, como a leptospirose, doença disseminada em animais e seres humanos devido à urina de rato. O ideal é fazer a manutenção desse imunizante anualmente.

         Para a médica veterinária, vacinar seu animal pode, sim, aumentar a expectativa de vida dele, uma vez que ele estará protegido contra os vírus letais. “É superimportante que você, tutor, sempre converse com seu médico veterinário. Ele será responsável por ver a necessidade de cada paciente e conhecer suas particularidades.”

Leave a Reply