Single Blog Title

This is a single blog caption

Conheça as doenças oculares mais frequentes em cães e gatos

As doenças oculares têm acontecido com cada vez mais frequência em cães e gatos; infelizmente, para algumas delas não existe prevenção ou cura. Conheça quais são, como cuidar do seu animal e os sintomas. 

As informações são da Drª. Ana Paula Hvenegaard, oftalmologista veterinária do Patas Urbanas.

Como identificar um problema ocular?

O tutor deve sempre observar seu animal e, caso veja alguma alteração, como o olho mais fechado, lacrimejando, com alguma secreção amarelo-esverdeada, ou a parte branca do olho mais avermelhada, já é motivo para ir no mesmo dia ao veterinário clínico geral para avaliação. 

Em relação à cegueira, observe se o animal está andando de maneira insegura mesmo dentro de casa, se bate nas coisas ou se anda cheirando muito o chão, isso pode ser sinal de alguma dificuldade visual. 

Quais são as doenças oculares que afetam os pets?

Nos cães as principais causas de cegueira são as cataratas, o glaucoma e as degenerações retinianas, nos gatos são o descolamento de retina e o glaucoma crônico.

Como prevenir?

Infelizmente não há nenhuma prevenção, não há um colírio, uma medicação ou alimentos que possam ajudar, mas fazer exames clínicos anuais e manter as vacinas atualizadas é o ideal, já que algumas doenças oculares são secundárias a outras. Por exemplo, a principal causa de glaucoma nos cães é a uveíte, que surge de uma doença sistêmica que pode ser diagnosticada pelo clínico geral. A mesma coisa para o descolamento de retina e para o glaucoma em gatos, eles são ocasionados depois de infecções virais ou insuficiência renal.

Alguma raça específica tem predisposição para desenvolver esse tipo de doença?

Nos gatos não, mas cães de raças como yorkshire, poodle e cocker são mais propensos a doenças oculares.

Quais são os tratamentos?

Nos casos de catarata, o único tratamento eficaz é a cirurgia, que é a mesma dos humanos, chamada facoemulsificação, a taxa é de 96% de sucesso. Para o glaucoma em cães já existem cirurgias com laser, que ajudam a manter a pressão do olho baixa. As degenerações retinianas não têm tratamento.

Em relação aos gatos, para o glaucoma não é possível usar laser, então não há tratamento, já para o descolamento de retina, para a cura é necessário que a causa primária seja tratada.

Leave a Reply