Single Blog Title

This is a single blog caption

Spray de pernilongo faz mal para os pets?

O uso do spray de pernilongos é algo comum em nossa rotina, mas você sabia que os animais ao nosso redor podem sofrer com as substâncias presentes no produto?

Segundo a médica veterinária Dra. Daniela Melo Parola, é preciso ler as recomendações dos rótulos e a indicação. “No momento da aplicação, os animais devem ser retirados do local e voltar somente depois de 15 minutos ao ambiente, sem esquecer que devemos abrir as janelas para arejar.”

É preciso ficar atento com as aves, que são muito mais sensíveis do que cães e gatos. O ideal é o uso de repelente próprio para animais, em lojas especializadas é possível encontrar alguns que possuem citronela. 

Para proteger seu pet dos mosquitos, você pode usar coleiras repelentes, que além de pegar pulgas e carrapatos, também repelem insetos e até moscas, o que ajuda os animais a não serem picados e desenvolver alguma alergia por isso.

Caso note algum sinal de intoxicação, o ideal é levar o animal ao veterinário mais próximo. Normalmente os sintomas são vômito, salivação, alterações neurológicas e, em casos mais graves, o animal pode até vir a óbito.

Uma alternativa para o uso de repelentes são as tomadas eletrônicas, mas tanto para o repelente ultrassônico quanto para os que possuem líquido é preciso se atentar às indicações no rótulo para saber se pode ser usado no ambiente com animais domésticos.

A veterinária pede atenção principalmente nessa época de verão, já que os sprays são usados com mais frequência e mais mosquitos surgem. “Além da alergia que alguns animais têm, a picada de moscas pode gerar miíase, berne e o mosquito pode transmitir a leishmaniose e dirofilariose. Use as coleiras para repelir, mas também faça a prevenção vacinando seu animal contra as doenças.”

Leave a Reply