Single Blog Title

This is a single blog caption

Giardíase: como evitar?

Muitas doenças assolam a vida animal e humana, a giardíase é uma delas. Causada por um protozoário, a giárdia, essa enfermidade afeta o sistema gastrointestinal de cães, gatos e até de seres humanos, sendo considerada uma zoonose.

A infecção acontece a partir do contato com o cisto do parasita, ou seja, se o animal lamber ou cheirar fezes de animais infectados, ou então beber água contaminada, é possível contrair a doença. “A frequência na clínica veterinária é maior nos cães, por conviverem na rua, na praça, no hotel e com outros animais eles ficam mais expostos a serem contaminados”, conta a médica veterinária Letícia Duwal.

O diagnóstico pode ser feito a partir de exames laboratoriais e os principais sintomas são vômito, diarreia, inapetência, podendo evoluir para um emagrecimento excessivo, além de desidratação. No caso dos filhotes, é possível levar à morte.

A giardíase é uma doença que pode causar reinfecção, ou seja, o animal que for contaminado pode pegar novamente se não houver cuidado por parte do tutor. Por isso, é importante que você mantenha nas melhores condições possíveis o local em que o pet fica, deixando sempre limpo e arejado. “Eu sempre indico a higienização do ambiente com amônia quaternária, ela ajuda no controle do protozoário e evita a reinfecção”, aconselha a veterinária.

Além da limpeza adequada, essa doença também pode ser combatida com a vacinação. No Patas Urbanas você pode agendar um horário para vacinar seu pet!

Leave a Reply