Single Blog Title

This is a single blog caption

Outubro Rosa pet: saiba tudo sobre o câncer de mama em cadelas

O mês de outubro tem sido usado como um momento especial para o movimento que luta pela prevenção do câncer de mama em mulheres, mas você sabia que os pets também podem desenvolver essa doença?

A médica veterinária especialista na área oncológica, Karen Assunção, explica que, independentemente da raça, qualquer fêmea canina ou felina pode desenvolver o câncer, já que ele acontece por um hormônio dependente.

Veja as informações da especialista!

PREVENÇÃO

A castração entre o primeiro e o segundo ciclo menstrual do animal é, na atualidade, a forma mais eficaz de prevenir a doença.

SINTOMAS

Entre os principais sintomas estão o aumento de volume das mamas e dos mamilos, com ou sem secreção e sensação indolor ao toque. A maioria dos casos acontece com animais que têm mais de 6 anos de idade, a incidência em animais jovens é rara.

TRATAMENTO

Quanto antes o câncer for descoberto, maiores são as chances de recuperação. A forma mais indicada de tratamento é a mastectomia, que é a retirada da cadeia mamária. A quimioterapia é indicada dependendo do tipo de câncer que for analisado no exame de biópsia.

Remédios alternativos ou mais leves não tratam o câncer, mas podem ajudar nos sintomas relacionados à quimioterapia.

Não deixe de fazer o check-up na sua cadelinha e evite essa doença!

Leave a Reply