Single Blog Title

This is a single blog caption

Saiba quais são os cuidados com a alimentação do pet durante as festas de fim de ano

Na época das festas, é preciso ter ainda mais cuidado com os alimentos que são oferecidos aos pets, principalmente pela presença de parentes e pessoas que não convivem com o seu bichinho e podem achar que estão agradando e não fazendo mal ao dar comidinhas para eles.

A médica veterinária Dra. Tatiane Tie é especialista em alimentação natural e alerta que, nessa época, os atendimentos de pacientes com o quadro de gastroenterite aumentam muito. “Acontece de o animal roubar ou comer algo que oferecerem e ele não está acostumado, assim ele chega com sintomas de vômito e até diarreia com sangue.”

Todas as raças de cachorro podem passar por isso, então é sempre necessário que haja orientação até mesmo para as visitas, como explicar que alguns alimentos são tóxicos para o pet. “Está proibido oferecer carambola, cebola, uva e chocolate. Alimentos temperados também podem ser perigosos, principalmente no fim de ano, já que a comida costuma ser mais condimentada do que o normal.”

O consumo desse tipo de alimento pode aumentar o risco de o animal desenvolver a pancreatite, uma doença inflamatória que prejudica o pâncreas e pode ser grave, tendo como principais sintomas o vômito e a diarreia. Também é preciso ter cuidado com os ossos, já que o animal pode engasgar.

A dica da veterinária é deixar um potinho com petiscos que o animal possa comer na mesa em que todos se alimentam. Dessa forma, caso o cachorro fique pedindo algo, tanto o dono quanto as visitas poderão oferecer o petisco que não faz mal, deixando todos felizes e confortáveis por agradar o cão. “Nesse potinho você pode deixar alimentos como maçã, pera, cenoura e pepino, por exemplo. Chips de abobrinha e batata-doce também são ótimas opções”, disse Tatiane.

É importante ressaltar que a comida natural é, sim, uma ótima opção para o seu pet, mas ela não deve ser temperada, já que isso pode fazer mal, então prepare antes ou à parte a comida do seu bichinho. Deixe também os potinhos de água e comida cheios, para que ele tenha livre acesso durante as festas.

Além dos cuidados com a alimentação, você pode oferecer a ele um petisco para distrair, como um ossinho para roer. “Gosto de indicar os ossos 100% naturais, como o casco, eles são duros e o animal dificilmente vai conseguir destruí-lo, e você pode colocar algum alimento dentro para que ele se distraia pegando a comida e também fique roendo aquilo por causa do sabor”, explicou.

É importante ressaltar que o cuidado com a alimentação é necessário não só durante as festas, mas sim ao longo de todo o ano!

Leave a Reply