Single Blog Title

This is a single blog caption

Piodermite: saiba tudo sobre essa infecção dermatológica

Uma das doenças dermatológicas mais comuns em animais, principalmente nos cachorros, é a piodermite. Ela é uma afecção que pode ser de origem infecciosa, inflamatória ou até mesmo neoplástica.

A veterinária Dra. Rosiane Lima explica que a doença pode ser classificada como externa, superficial, profunda e também como primária ou secundária, de acordo com a ausência ou presença da causa base. “A grande maioria das piodermites são secundárias e resultam de alterações no ambiente cutâneo ou de doenças bases, como processos alérgicos, seborreicos, endocrinopatias, imunodeficiências e infestação por ectoparasitas.”

A bactéria Staphylococcus pseudintermedius é a causadora da maior parte dos casos superficiais e profundos. Ela normalmente não gera danos à saúde, mas caso o sistema imunológico do animal estiver fragilizado, o crescimento anormal dessa bactéria pode causar a piodermite.

Sintomas

Segundo a veterinária, os sinais clínicos podem variar. Na fase superficial apresenta-se lesões na pele com pus, falta de pelo, descamação, pápula, pústula, escoriações, eritema, escamação, crosta, hiperpigmentação e hiperqueratose, já nos casos de piodermite profunda, encontra-se principalmente: fístulas, nódulos, úlceras, celulite, nódulos e paniculite.

Piodermites superficiais X piodermites profundas

A piodermite profunda pode causar alterações sistêmicas como anorexia, depressão, perda de peso, letargia, podendo indicar bacteremia e/ou septicemia, que pode levar ao óbito do animal.

Prevenção

É importante manter a saúde cutânea, para que ela possa exercer sua função na barreira protetora. Além do controle de ectoparasitas, banhos com produtos específicos em pacientes com predisposição e uma ração balanceada que ajuda a manter o equilíbrio cutâneo. 

É importante sempre consultar um veterinário.

Leave a Reply